terça-feira, 13 de novembro de 2012

15 de novembro DIA DA UMBANDA

         No Próximo dia 15 de novembro comemoramos o dia da Umbanda. Há muito o que comemorar, mas precisamos refletir. Os médiuns mais antigos que ainda estão vivos podem contar... Que num passado ,não tão remoto, as atrocidades que eram cometidas com aqueles que ousassem praticar benzeção, ou cultuar em seus altares santos africanos. Eram duramente castigados, iam pra cadeia mesmo, isto quando não apanhavam ou ainda eram internados em manicômios como dementes, apanhavam, levavam choque e outras barbáries mais.
        Na novela Lado a Lado, o ator Lázaro Ramos protagoniza mais um gerande personagem, o capoeirista Zé Navalha, que retrata muitíssimo bem as mazelas pelas quais nossos antepassados irmandos de fé, passaram. A capoieira era arte proibida também. Hoje ainda vemos absurdos praticados, mas nem de longe chegam perto do que ocorria. O preconceito se desenrolava por todos os lados.
        A umbanda é um religião muito fina, ou rigorosa, com seus praticantes. Exige respeito , muita disciplina, responsabilidade e amor. As médiuns mulheres chegavam a passar por situações indescritíveis, como por exemplo: enfaixavam o tórax para que seus seios fossem escondidos , segundos os praticantes deste ato, as mulheres não poderiam também trabalhar no terreiro se estivessem com as regras(menstruação). Coisas que felizmente já fazem parte do nosso passado.
      Ainda nos dias de hoje nos deparamos com situações inaceitáveis.Gente que é presa pelo simples fato de estar fazendo um despacho na rua, ou em mata ou na beira de um rio. Gente que é ameaçada de morte pelo fato de professar outra fé que não a sua, músicas de capoieira que mencionam palavras como de Iemaja, ou África ou outras que tem ligação com a Umbanda são simplesmente mudadas por lideres religiosos que professam outra fé, como se estas, maculassem suas almas já salvas. Neste dia 15 de novembro comemore, SALVE A UMBANDA SAGRADA!!!!

texto de : Morgana Wilke

Nenhum comentário:

Postar um comentário